top of page
_MG_2493.jpg

Ju
Kaneto

    Nasci em São Paulo, descendente de japoneses imigrantes, e por lá fiquei até os 26 anos, me formei em psicologia e depois fui morar em Campinas. Durante a minha juventude, eu tinha sede pela diversidade, gente e cultura. Fiz teatro, dança, canto, trabalhos sociais, amizades de todas as cores, circulei por várias regiões. Os estímulos da cidade sempre me alimentaram afetiva, social e culturalmente, me fizeram plural e ativa. Quando me mudei para Campinas e comecei a estudar sobre gestão e produção cultural, trouxe essa sede e a bagagem acadêmica comigo e para o meu modo de trabalhar. Escolhi o distrito de Barão Geraldo para viver, onde encontrei uma mistura deliciosa de gente, com muita arte e cultura, que possibilitou a minha mudança profissional para a área da produção e gestão cultural, a criação da minha filha Cecília e meu filho João Isuke, cantar no bloco de carnaval Cupinzeiro, dançar, plantar e colher.

    Trago comigo a bandeira da diversidade, do cuidado com a saúde mental e do afeto por onde passo: nas relações afetivas, em meu trabalho como coordenadora de festivais, na gestão do coletivo Caju Cultura de mulheres trabalhadoras da cultura do qual eu faço parte, na produção dos grupos artísticos, na elaboração de projetos.

formação

  • Graduação em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura) pela PUC-SP (2000). 
     

  • Curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP (2018).

contato

julianakaneto@gmail.com

(19) 98144-3255

atuação profissional

    Sou gestora e produtora cultural, formada em Psicologia (PUC_SP), com experiências profissionais nas áreas da saúde, administrativa e cultural. Iniciei minha carreira na área cultural em 2013. A partir do interesse em realizar projetos artísticos, comecei a investir na formação, em alguns cursos e práticas. Em Campinas, participo da produção de alguns eventos culturais e festivais de teatro, cinema e música, dentre eles, destaco minha atuação como coordenadora de produção do Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas) e do festival multilinguagens majoritariamente realizado por mulheres, Crie como Quem Luta. Desde 2017, sou co-fundadora do Coletivo Caju Cultura, de mulheres trabalhadoras da cultura, e desde então, atuo como autônoma, na área de produção e gestão cultural de projetos e grupos artísticos. Em 2019 fundei a Coletiva Humanas, grupo de mais de 20 mulheres artistas e dos bastidores da cena que tem em seu repertório três espetáculos circenses: Humanas Diversas, Humanas Cabaré, Desalinhadas e um espetáculo de danças urbanas: Humanas Batalha Show.​

    Minhas principais habilidades são: gestão de equipe, gestão de projetos, gestão de carreira, planejamento estratégico, coordenação de produção e produção executiva. Acredito que para uma profissional em minha área de atuação, é essencial ter sensibilidade, interesse e criatividade para lidar com os desafios, saber cuidar com afeto das relações humanas em seus diversos aspectos e ser capaz de exercer a função de mediação entre os diversos agentes envolvidos na área da cultura.

portfólio

festivais e projetos

20240831_BastidoresShowVitoria_fernandaferreirafotos_42.jpg

Festival Latinoamericano CRIE como quem LUTA

2021 - atual | Coordenação Geral, de Produção e de Curadoria

Sou idealizadora e uma das gestoras deste festival multilinguagens, com foco em trabalhos de mulheres, organizado pelo Coletivo Caju Cultura, que em 2025 realiza a sua quarta edição.

gestão de grupos

Nina Neder y Los Peregrinos

Gestora e Produtora Cultural do grupo musical Nina Neder y Los Peregrinos, com planejamento, venda de espetáculos, acompanhamento de circulação, escrita e gestão de projetos.

Boleros foto 2 Juliana Hilal (1).jpeg

pesquisa e transmissão de conhecimento

 Video aula - Práticas de Agrofloresta na  Produção e Gestão Cultural

2023

​

participação em redes e eventos

Encuentro Chile.JPEG

XII Encuentro Internacional Red de Mujeres por la Cultura

2024 | Chile

Estive no encontro internacional da Red Mujeres X la Cultura, realizado em Coquimbo e Vicuna, no Chile. Grande parte deste encontro se deu na Casa de las Artes Rural de La Cantera, um dos espaços dedicados à memória da poetisa, educadora e diplomata chilena Gabriela Mistral. A Caju Cultura esteve presente nas mesas de debate compartilhando a experiência em gestão de festivais culturais - especialmente com o Crie como quem LUTA;  e as relações de saúde mental e produção cultural.

mediação

FICC (1).jpg

FICC - Campinas

Mediação Cultural 

2024 | Campinas

Integrei a equipe de Mediadores Culturais, contratados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, para fins de mobilização e orientação de artistas da cidade durante as inscrições de seus projetos e condições do Edital "SELEÇÃO PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS FUNDO DE INVESTIMENTOS CULTURAIS DE CAMPINAS - FICC 2024".

cursos e formação

gestão cpf 2018.jpg

Especialização em Gestão Cultural

2017 a 2019 | Brasil 

Gestão Cultural  - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (de 2017 a 2019), com apresentação do trabalho de conclusão de curso: A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO E GESTÃO CULTURAL: seus desafios, práticas e implicações na subjetividade

bottom of page